Espetáculos

Ode ao Libertador - Canto de porões e alforrias



ENCANTRAGO - Ver De Rosa Um Ser Tão


 Sinopse


                    Encantrago é um mergulho no coração do Brasil. Uma viajem cujo destino é a encantada vastidão do homem do sertão, e esse mergulho, que se configura onde a vida é quase uma impossibilidade, nos conduz a uma aventura, onde os contrastes e a diversidade de características consagram esse paradoxo do mundo sertanejo.
                   Com direção de Herê Aquino, que também assina a dramaturgia, livremente inspirada na obra de Guimarães Rosa, o espetáculo convida o espectador a fomentar um novo olhar, diferenciado e crítico, sobre esses inquietos pedacinhos de universos sertanejos.
                   Uma peça que traz uma forte presença do imaginário popular e o resgate aos rituais humanos, aproximando atores e público a uma grade vivência que os levará à origem do teatro.

Portas Abertas


Sinopse

Peça de Annalies Borges e Marina Brizeno enfoca a condição da mulher numa sociedade que suplanta o eu-interior. Inspirada nos contos Amor, A partida do trem e A imitação da rosa, de Clarice Lispector, possibilita criar um espaço de liberdade dentro do jogo dramático, onde personagens, atrizes e público podem e/ou devem optar por fazer sua própria descoberta.
Lispector faz com que suas personagens sejam levadas a confrontar a realidade cotidiana com um acontecimento exterior inesperado, levando-as a romper com a narrativa referencial, surgindo daí uma narrativa de introspecção na qual ocorre o fenômeno da epifania.
A dúvida, o questionamento e a revelação do eu-interior são o eixo central desta montagem realizada pelo Teatro Vitrine que, portanto, convida e desafia a chegar ao mundo viscoso e instintivo no qual todas as verdades estão postas.
É preciso ter a coragem da desordem para se chegar ao caos e, a partir dele, à essência primitiva do ser. Para se chegar a essa terrível vontade de viver, é preciso não ter medo de se aventurar a abrir as portas, que levam ao coração selvagem da vida, e seguir em frente.


 
                       Trindades


Sinopse


Texto teatral de Marina Brizeno, adaptado do romance "A casa" de Natércia Campos, nos faz refletir sobre os segredos e traços de personalidade que só se revelam quando estamos, protegidos dos olhos dos outros, dentro das paredes sólidas de nossas casas.
É a casa, portanto, um espetáculo da vida humana e é Ela quem nos conta sua história. Partindo de suas memórias e reminiscências, nos coloca em contato com os moradores que nela viveram. Em seu emaranhado de lembranças nos apresenta seus habitantes de épocas esquecidas que surgem dentro de misticismos e superstições.
Trindades nos mostra dentro de uma visão envolvente as emoções, injustiças, angústias e desgraças que se repetem ao longo do tempo.